Panificadoras propõem o aumento do preço de pão a partir de 1 de Julho - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Panificadoras propõem o aumento do preço de pão a partir de 1 de Julho

Pão de 250g dos actuais 7.5 passa para 9mts
 As panificadoras nacionais propõem o aumento do preço de pão de 250 gramas dos actuais 7.5 meticais para nove meticais, a partir de 1 de Julho. Já o pão de 200 gramas, que actualmente custa 6 meticais, deverá ser comprado a 7 meticais. 
 
Os fazedores de pão justificam o possível agravamento com a subida dos custos globais de produção, na ordem dos 70%. Com este aumento dos custos, o negócio ficou insustentável.
Segundo o Presidente da Associação Moçambicana dos Panificadores, Victor Miguel, o saco de farinha de trigo, que custava 1080 meticais, em Outubro de 2015, este mês passou a custar 1390 meticais, na zona Sul do país. Nas zonas Norte e Centro, a farinha está mais cara. 

Outra matéria-prima que viu o seu preço aumentar é o fermento fresco, que ano passado custava 740 meticais por cada 10kg e agora custa 1600 meticais. O fermento seco custava 1600 meticais em Outubro de 2015, no presente mês de Junho custa 2340 meticais. Outra causa deste aumento dos custos de produção do pão é a desvalorização do metical em relação ao dólar norte-americano. Um dólar que custava cerca de 30 meticais em 2014, actualmente custa pouco mais de 65 meticais. As panificadoras informam que caberá ao Governo decidir se aceita estes preços. Caso não aceite, o executivo deverá apresentar alternativas a esta proposta, mas os panificadores avisam que não têm condições de continuar a trabalhar sem aumentar os preços. 
 
Lembre-se que ano passado as panificadoras aumentaram em 1.5 meticais o preço do pão de 250 gramas depois do Governo ter eliminado o subsídio ao preço. Segundo Victor Miguel, até 2015, pelo menos 98 padarias fecharam as portas devido à crise cambial que encarece o custo de produção, já que mais de 90% de trigo consumido no país é importado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here