Cuidado com a nova campanha do Facebook. #desafioaceite.


Colocar uma fotografia a preto e branco no mural em nome da luta contra o cancro pode ser uma porta de entrada para o seu e-mail

É mais uma via de acesso aos seus dados pessoais que deve rejeitar porque não está associada a nenhuma organização credível. O logro começa com uma mensagem que anda a circular na rede social Facebook: "A função deste desafio é colocares uma foto tua a preto e branco...A corrente humana embora virtual pela luta contra o cancro. Cola a tua e identifica os teus amigos. Desafia-os, tal como fiz contigo".

Basta alguém colocar um "gosto" na foto que um amigo publica para depois ser também "contactado" virtualmente a fazer o desafio. Esse contacto é feito através de uma mensagem enviada pelo Messenger do seu amigo, automaticamente.

O jornal espanhol ABC explica que estas correntes, "aparentemente inofensivas" e que se tornam virais, "não contribuem para nada", pelo menos de bom, tratando-se normalmente de embustes que têm nas redes sociais locais perfeitos para se desenvolverem.

Em Portugal, tal como em Espanha, o Facebook já se encheu de fotografias contra o cancro seguidas da frase 'desafio aceite'. O melhor nestas situações é que não adira, não partilhe e não abra sites ou links que não conhece e que lhe podem chegar através destas pseudo-campanhas. Só assim evita que o seu e-mail seja invadido por spam ou malware (programas com vírus).
Share on Google Plus

About Moz no Ar Oficial