Governo e Renamo decidem hoje os principais dossiers da paz - MoznoAr

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Governo e Renamo decidem hoje os principais dossiers da paz

A Comissão Mista para o diálogo político volta a reunir hoje, naquele que poderá ser o dia de decisões essenciais para o fecho dos principais assuntos considerados chave para o restabelecimento da paz efectiva no país.

Para amanhã, estarão em cima da mesa a governação das seis províncias reivindicadas pela Renamo e o encontro entre os mediadores e Afonso Dhlakama.

Trata-se de duas matérias que já registaram alguns pontos de avanço, havendo decisões parciais ao nível da Comissão Mista.

No essencial, as linhas das propostas existentes ainda não são do conhecimento público, contudo, sabe-se que existem três posições, uma das quais apresentadas pela mediação, visando aproximar as que foram colocadas pelo Governo e a Renamo.

A proposta dos mediadores obrigou a introdução de algumas emendas ao documento das partes, e obrigaram a novas consultas, com vista a apresentar amanhã um posicionamento final.

Refira-se que, seja quais forem as linhas a serem consensualizadas pela Comissão Mista, caberá a Assembleia da República fazer a discussão e adopção final que as tornará vinculativas.

Tendo em conta que a Assembleia da República retoma as suas plenárias na segunda metade de Outubro próximo, a possibilidade mais optimista aponta que apenas em Dezembro poderá ser analisada pelo parlamento.

Refira-se que a governação nas seis províncias onde reclama vitória eleitoral é o principal “cavalo de batalha” da Renamo, desde o início do ano antepassado.

Post Top Ad

Responsive Ads Here