Governo pretende proibir exportação de madeira em toro - Moçambique - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Governo pretende proibir exportação de madeira em toro - Moçambique

O governo pretende proibir a exportação de madeira em toro, independentemente da espécie de árvore de onde provém, disse o director nacional de Florestas do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Xavier Sakambuera disse ao jornal Notícias,  que uma proposta de lei nesse sentido foi já elaborada pelo governo e entregue no parlamento, a Assembleia da República, para debate e votação.

A proibição total de exportação de madeira em toro significa, de acordo com o matutino, que os inspectores alfandegários deixam de ter de determinar qual a espécie de madeira a ser exportada, atendendo a que de acordo com a lei em vigor as espécies de maior valor têm de ser processadas no país.

Estimativas indicam que Moçambique tem estado a perder 220 mil hectares de floresta por ano, algo que deriva não apenas do corte de árvores mas igualmente dos fogos florestais associados ao tipo de agricultura que se faz em Moçambique, em que se procede a queimadas para preparar o terreno e à remoção de árvores para a construção de edifícios.


Sakambuera disse ainda o Notícias que o governo espera com a proposta de lei reduzir grandemente o abate ilegal de árvores e fomentar a criação de mais postos de trabalho na indústria de processamento de madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here