População de Manica foge para Zimbabwe devido aos ataques da Renamo - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

População de Manica foge para Zimbabwe devido aos ataques da Renamo

Dezenas de famílias que vivem nos distritos fronteiriços de Mossurize e Báruè, na província de Manica, refugiaram-se no vizinho Zimbabwe, na sequência dos recentes ataques de homens armados da Renamo às localidades de Chiurairue e Honde.

As incursões forçaram muitas pessoas a abandonar as suas residências e fixarem-se em Vanduzi e Espungabera, segundo o governador de Manica, Alberto Mondlane. Os atacantes roubaram igualmente gado bovino e saquearam bens diversos da população.

Mondlane disse também que devido à fome e insegurança grande parte da população dos distritos de Marínguè, em Sofala, deslocou-se para Báruè e Macossa, em Manica, situação que levou ao desencadeamento de acções da assistências alimentar a este grupo de deslocados internos. O apoio está a ser prestado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Entre os deslocados estão crianças em idade escolar e, segundo o governador, o Executivo provincial tem sido obrigado a criar condições para a continuação dos estudos das mesmas, recorrendo aos professores que se pode encontrar entre a população deslocada.

Neste momento, vários estabelecimentos escolares nos distritos de Báruè e Mossurize estão encerrados, pairando ameaças de um ambiente de tensão na sede distrital de Tambara e em Nhacolo, onde homens armados provenientes de Chemba, em Sofala, têm feito algumas incursões.

A tensão político-militar em Manica obrigou ao estabelecimento da escolta militar para garantir a circulação de viaturas ao longo da Estrada Nacional Número Sete (EN7), que estabelece a ligação Vanduzi/Changara, tendo o governador saudado as Forças de Defesa e Segurança pelo que têm feito para a protecção da população e seus bens.


Entretanto, Alberto Mondlane considera que apesar destas acções, as instituições estão a funcionar normalmente, o plano económico e social está a ser cumprido e os indicadores de crescimento estão a registar melhorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here