200 milhões de eleitores escolhem novo presidente - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 8 de novembro de 2016

200 milhões de eleitores escolhem novo presidente

Cerca de 200 milhões de norte-americanos são hoje chamados às urnas para decidir quem sucede a Barack Obama na Casa Branca, com as últimas sondagens a darem uma vantagem de três a quatro pontos percentuais à democrata Hillary Clinton no voto popular.

A eleição, contudo, não é decidida de forma directa, mas sim pelos representantes eleitos em cada um dos 50 estado para o Colégio Eleitoral (CE).

Para ser eleito, um candidato tem de ter apoio de 270 dos 538 grandes eleitores que integram o CE. A decisão está, por isso, nas mãos dos chamados ‘swing states’, estados onde nenhum candidato tem vantagem clara nas sondagens. Como vem sendo hábito, a Florida e o Ohio são os mais importantes ‘swing states’. O primeiro vale 29 votos no CE e o Ohio vale 18. As estatísticas indicam que o vencedor nestes estados vencerá as eleições. No caso do Ohio, é indicador seguro do vencedor desde as eleições de 1960.


Após uma campanha marcada por insultos, em que o republicano Donald Trump foi acusado repetidamente de machismo e a democrata Hillary Clinton de desonestidade, a véspera das eleições ficou marcada por um caso que promete fazer ainda correr muita tinta. A uma semana da votação, o director do FBI, James Comey, anunciou a reabertura de uma investigação a Hillary por causa do uso indevido de um servidor privado para trocas de mensagens oficiais quando era secretária de Estado. Mas, na noite de domingo, de forma inesperada, Comey deu por encerrado o novo inquérito e, como no primeiro, não foram encontrados indícios de intenção criminosa por parte de Hillary. Trump, que subiu nas sondagens com a nova investigação, acusou o FBI de proteger Hillary.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here