CTA acusa FMI de agir de má fé com relação a investigação da dívida de Moçambique - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CTA acusa FMI de agir de má fé com relação a investigação da dívida de Moçambique

O presidente da CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Rogério Manuel, acusou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) de má-fé pela forma como está a tratar a questão da dívida pública de Moçambique.
“Se olharmos para a dívida de Moçambique e olharmos para aquilo que muitos países europeus têm como dívida, em comparação com os recursos (naturais) que Moçambique tem como garantia, (esses países) não chegam aos calcanhares de Moçambique”, afirmou Rogério Manuel em declarações aos jornalistas após um encontro em Maputo entre a direção da CTA e uma delegação do FMI.
Rogério Manuel considerou que o FMI está alegadamente a ser ríspido com Moçambique, apesar de o país ter condições para, a longo prazo, honrar os seus compromissos com os credores, através dos ganhos que poderá gerar com a exploração dos recursos naturais.
“Quais são os interesses por detrás disto tudo, estou a ver que há interesses além dos interesses comerciais, acho que é má-fé, eu acredito que é má-fé, depois de tanta conversa que tivemos com eles”, acrescentou, referindo-se à reunião com a delegação do FMI.
O FMI recusa-se a reatar a ajuda financeira a Moçambique, antes da realização de uma auditoria independente à dívida do país, na sequência da revelação em abril de empréstimos de mais de 1,4 mil milhões de dólares a duas empresas estatais e garantidos pelo governo, entre 2014 e 2013, à revelia da Assembleia da República e dos doadores internacionais, e que se somaram a um encargo anterior nos mesmos moldes da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum).

O Governo de Moçambique assumiu, a 25 de outubro, incapacidade financeira para pagar as próximas prestações dos seus encargos com os credores, defendendo uma reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda financeira do FMI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here