Agência federal dos Estados Unidos investiga bancos que concederam empréstimos à Moçambique

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA está investigando a venda de US $ 850 milhões em títulos emitidos por Moçambique pelo Credit Suisse, pelo VTB Group da Rússia e pelo BNP Paribas, informou o Wall Street Journal.
Os títulos foram vendidos em 2013 para financiar os planos da empresa moçambicana EMATUM que iria desenvolver a pesca do atum no nosso solo pátrio, mas o governo mais tarde disse que também havia comprado equipamento militar com os fundos.
A SEC (Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários), frequentemente abreviada SEC, é uma agência federal dos Estados Unidos que detém a responsabilidade primária pela aplicação das leis de títulos federais e a regulação do setor de valores mobiliários, as ações da nação e opções de câmbio, e outros mercados de valores eletrônicos nos Estados Unidos) em novembro pediu aos titulares de títulos os documentos fornecidos pelo Credit Suisse, VTB e BNP Paribas durante a venda dos títulos, informou o Wall Street Journal, citando uma carta enviada aos obrigacionistas.

Os investidores foram ordenados a compartilhar com a SEC todas as informações com os bancos relacionados com os títulos.
A SEC recusou-se a comentar tanto com o WSJ como com a Reuters. O Ministério das Finanças de Moçambique não respondeu aos pedidos de comentários da Reuters.
Ninguém estava imediatamente disponível para comentar no BNP Paribas ou Credit Suisse sobre a investigação dos EUA.

Os guardas financeiros da Suíça e da Grã-Bretanha também estão investigando o envolvimento do Credit Suisse e da VTB.
Share on Google Plus

About Moz no Ar Oficial