RCA: Pelo menos 100 mortos apesar de acordo de paz - moznoar

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 22 de junho de 2017

RCA: Pelo menos 100 mortos apesar de acordo de paz

O presidente da câmara de Bria, no centro da República Centro Africana (RCA), disse ontem, que pelo menos 100 pessoas morreram na terça-feira em combates na cidade, apesar do acordo de paz assinado segunda-feira em Roma.
Maurice Balekouzou adiantou que várias dezenas de feridos foram levados para um hospital gerido pelos Médicos Sem Fronteiras.

A missão católica local indica que o balanço de vítimas mortais pode ser maior, adiantando que tem sido demasiado perigoso para a Cruz Vermelha recolher corpos nas ruas.

Testemunhas referiram que os combates envolveram a milícia anti-'balaka', de maioria cristã, e rebeldes de um grupo conhecido como FPRC, que anteriormente fazia parte do movimento Seleka, maioritariamente muçulmanos.

O acordo de paz assinado na segunda-feira entre o governo da República Centro Africana e representantes da maioria dos grupos armados do país visava estabelecer um cessar-fogo imediato, após mais de três anos de um conflito sectário que fez milhares de mortos.

O governo negociou-o com 13 dos 14 grupos armados atualmente ativos no país, com 4,5 milhões de habitantes e mais de 500 mil pessoas deslocadas.

Uma organização católica sedeada em Roma, a comunidade de Sant'Egidio, mediou o acordo.
[FM]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here