PRM desactiva esquema de venda ilegal de medicamentos em Manica - MoznoAr

===DISTRIBUINDO NOVIDADES NO AR===


Hot

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 3 de julho de 2017

PRM desactiva esquema de venda ilegal de medicamentos em Manica



A Polícia da República de Moçambique (PRM) acaba de desactivar no distrito de Báruè, província de Manica, um esquema de venda ilegal de medicamentos, que envolvia, além do funcionário, um servente afecto ao Hospital Rural de Catandica e três vendedores.

Além da detenção dos envolvidos, a operação resultou na apreensão de uma quantidade significativa de fármacos, incluindo analgésicos e antibióticos, bem como material médico-cirúrgico alegadamente desviado do Sistema Nacional de Saúde (SNS) segundo noticiou sábado a STV, uma televisão privada do país.

O funcionário da saúde, ora detido pela polícia, confessou o seu envolvimento.

Esta é a primeira vez, mas nunca desviei (medicamentos)“, disse Filipe.
Por seu turno, o director distrital de Saúde, Enoque da Gama, reconhece a fragilidade existente no controlo de medicamentos, sobretudo a nível daquele distrito.

Eu diria que é fragilidade. Como nós sabemos que em todas as partes existem medicamentos. Temos medicamentos que estão sendo vendidos que não são de nenhuma unidade (sanitária). Isso dá-nos a máxima certeza de que tem de ver com a fragilidade de controlo a nível do nosso distrito“, afirmou.

Da Gama acrescentou que, como forma de acabar com o desvio de medicamentos, o trabalho de fiscalização deve ser contínuo sobretudo naquela província, e no país, em geral.

O que nós pretendemos é que essa prática tenha seu fim para que não possa pôr em risco a saúde e a vida dos nossos concidadãos“, vincou.

Sobre os envolvidos, a polícia garante que já foram abertos processos-crimes.

AIM

Post Top Ad

Your Ad Spot